PORTUGUÊS ENGLISH ESPANÕL
CONFERÊNCIA RAIVA NAS AMÉRICAS 2021
26 a 29 de outubro

SOBRE A RITA

Rabies In The Américas - RITA Inc., é uma organização internacional, não governamental, sem fins lucrativos, com enfoque profissional em Raiva. Entre suas atividades encontra-se a promoção de uma importante Conferência anual, que é realizada de forma alternada pelos diferentes países integrantes. A Rabies in the Americas Conference se iniciou em 1990 com a participação e representação inicial de três países, Estados Unidos, Canadá e México. O Brasil sediou pela primeira vez, no ano de 2006 em Brasília. Em 2011 representantes brasileiros passaram a integrar o Comitê Científico Internacional do RITA, sucedendo-se reuniões em 2012 e 2016, respectivamente em São Paulo e Belém. Mais recentemente em 2018, a Argentina realizou a conferência passando a compor o Comitê.


Congrega a multidisciplinariedade de profissionais que atuam em todos as áreas de conhecimento da enfermidade nos países das Américas e em todo o Mundo, sejam eles relacionados a vigilância, a pesquisa, a produção científica e, em todos os campos da saúde humana e animal, balizados pela ótica da “One Health” (Uma Saúde), diante de instigantes e desafiadores cenários.


A Reunião se caracteriza por conferências, apresentações de trabalhos científicos nas modalidades oral e pôster, além da premiação de 01(um) trabalho científico inédito e inovador – o Prêmio George M. Baer, sendo este escolhido pelo Comitê Científico Internacional e concedido a um pesquisador da América Latina. A RITA é realizada com serviços de tradução simultânea em pelo menos 3(três) línguas - inglês, espanhol e português, refletindo as línguas dos países membros das Américas. Embora os países membros se situem nas Américas, a RITA também se direciona a profissionais de vários países do mundo.


A RITA tem como objetivo a apresentação e discussão de pesquisas recentes e/ou em desenvolvimento nos aspectos de vigilância, controle, tratamento, diagnóstico e prevenção da raiva e se destina a pesquisadores, acadêmicos, profissionais de agências reguladoras, estudantes e profissionais que atuam em saúde pública nas várias áreas de conhecimento. Esta conferência é um excelente fórum para interações produtivas entre cientistas, médicos, veterinários, funcionários de saúde pública, biólogos da vida selvagem e outros profissionais biomédicos, promovido pela filosofia One Health. A RITA oferece oportunidades incomparáveis de aprendizado, sobre os mais recentes desenvolvimentos no campo da raiva, possibilidade de estabelecer contatos com colegas de todo o mundo e para elevar e divulgar o perfil das agências patrocinadoras em um cenário global.


Desde a primeira conferência realizada em Atlanta, Geórgia, EUA, a RITA passou de uma pequena reunião de colegas com ideias semelhantes a um evento internacional de valor reconhecido por todos que atuam no campo da raiva. A RITA é atualmente a conferência anual mais antiga, independente , aberta a todos que se interessam e a maior do mundo específica para a raiva.


Em função da pandemia de COVID o evento foi realizado de forma online em 2020, centralizado no México, e teve a participação de mais de 2000 pessoas de vários países, pertencentes ou não às Américas demonstrando a importância e relevância do tema e reconhecimento do evento científico.


Em decorrência da pandemia, este ano o evento será realizado, NOVAMENTE, de forma online em um horário que leva em conta vários fusos horários favorecendo a participação de pessoas de grande número de países.


O evento desse ano pretende discutir os vários pontos importantes normalmente abordados classicamente nas RITAs anteriores mas incluir, também, discussões da raiva nos vários países considerando o contexto One Health.


Pretendemos, com esse evento, discutir pontos importantes que permitam reflexões para futuras decisões e pesquisas.





Organização

RITA
fundo